Flash Sale! to get a free eCookbook with our top 25 recipes.

Quanto mais estudo menos sei

Quanto mais estudo menos sei

O portugues está repleta de expressões e provérbios. Essas expressões e ditos são algumas das coisas que tornam a linguagem mais colorida. Neste artigo, exploraremos o significado e a história do ditado “quanto mais estudo menos sei”.

O que significa “quanto mais eu aprendo, menos eu sei”?

O ditado “quanto mais estudo, menos sei” significa que o processo de obtenção de conhecimento também envolve mais perguntas, especialmente sobre o que você acabou de obter conhecimento. É muito utilizado em contextos acadêmicos para enfatizar a busca incessante pelo aprendizado.

A frase “quanto mais estudo menos sei” é uma expressão que você provavelmente já ouviu antes de varios momentos do seu cotidiano ou mesmo em momentos que pensa em comprar um diploma para compensar.

Basicamente, a frase significa que quanto mais conhecimento você ganha, mais perguntas você também ganha, especialmente sobre o tópico que acabou de conhecer.

Por exemplo, quando criança, você aprende que é uma coisa viva. Conforme você envelhece, o conceito de estar vivo se torna mais complicado. Você começa a fazer perguntas como:

  • Quando exatamente a vida começa?
  • O que diferencia os seres humanos de outros seres vivos?
  • O que constitui a vida?
  • O pensamento consciente constitui a vida?

E quando você encontra as respostas para essas perguntas, você é levado a ainda mais perguntas. Essas perguntas levarão a ainda mais perguntas e assim por diante. É impossível aprender algo completamente sem ter mais perguntas sobre isso.

Muitas vezes você pode ouvir essa frase dita de várias maneiras.

É frequentemente usado em um ambiente acadêmico, por aqueles que querem enfatizar que a busca pelo aprendizado é infinita, como os professores. Essa frase também pode ser dita de forma sarcástica ou frustrada, por quem quer enfatizar a dificuldade do tema que está estudando.

Quem disse que “quanto mais eu aprendo, menos eu sei”?

A frase tem sua origem na Grécia Antiga. No relato de Platão sobre o filósofo Sócrates, diz-se que este último atribuiu sua grande sabedoria ao seu conhecimento e aceitação de que nada sabe. Esse princípio, também conhecido como paradoxo socrático, é o mesmo princípio por trás do ditado “quanto mais aprendo, menos sei”. 

A frase (ou pelo menos , o princípio por trás da frase) é incrivelmente antiga, datando da Grécia Antiga.

Sócrates foi um filósofo venerado por sua sabedoria. No relato do colega filósofo Platão sobre Sócrates, Sócrates atribuiu sua sabedoria ao seu conhecimento e aceitação de que ele não sabe nada.

Em outras palavras, Sócrates disse que só é sábio porque sabe que nada sabe.

Da mesma forma, a frase “quanto mais estudo menos sei” diz que quanto mais conhecimento alguém ganha, menos ele realmente sabe. É um paradoxo do conhecimento.

Às vezes é conhecido como o paradoxo socrático, embora esse título também seja usado para descrever outras reivindicações paradoxais atribuídas a Sócrates, como a afirmação de que ninguém nunca faz algo errado conscientemente.

Curiosamente, há algum debate sobre se o próprio Sócrates disse isso ou não. A frase também foi atribuída a pessoas notoriamente inteligentes e sábias, como Albert Einstein. No entanto, não há registro de que eles realmente tenham dito isso.

Variações de “Quanto mais aprendo, menos sei”

Variações da frase “quanto mais eu aprendo, menos eu sei” incluem o seguinte:

  • Quanto mais velho fico, mais percebo que não sei nada
  • Só sou sábio porque sei que nada sei
  • Ser sábio é saber que você não sabe nada
  • Quanto mais estudo menos sei
  • Quanto mais eu aprendo, menos eu entendo
  • Quanto mais você estuda, menos você entende
  • Quanto mais você aprende, mais consciente você fica do quanto você não sabe
  • Quanto mais você aprende, mais exposto você fica ao que não conhece

Pensamentos finais

O ditado “quanto mais eu aprendo, menos eu sei” é uma expressão popular que é usada para enfatizar a busca incessante pelo aprendizado. Outra maneira de dizer a frase é que quanto mais você aprende, mais consciente você fica do quanto você não sabe.